Por mais que as imagens de cada patrimônio histórico de São João del-Rei estejam muito bem gravados na memória, sempre há novos detalhes para descobrir.
São justamente esses novos ângulos que o artista plástico Divino Silva trouxe para a sua exposição ‘A cidade dos sinos’. As telas estão expostas no Centro Cultural de Referência do Patrimônio Material Padre Nelson Guimarães. A proposta é mostrar por meio por meio de patrimônios, igrejas e locomotivas por que São João del-Rei recebe o título de ‘terra dos sinos’.
Para o artista, nada mais prazeroso do que levar sua própria cidade às telas. “Sou filho da terra. Sou nascido, criado, casei, constituí família, tudo nesta cidade. Gosto muito daqui, amo a cidade. Estou sempre querendo retratar para as pessoas aquilo que percebo de bonito através da minha arte”.
A cada pintura, um novo olhar. Divino relata como acontece a escolha dos ângulos. “Saio caminhando pela cidade, com um celular, e vou captando o que me chama a atenção. Às vezes, saio pela manhã. No tempo de frio, por exemplo, tenho várias fotos das igrejas com neblina. Outras vezes, saio à tarde, com sol. Faço aquilo que me vem como inspiração”.
Quem contemplar a exposição, o artista plástico garante: vai viver uma experiência única abraçada por emoção e sensibilidade. “Esta é minha intenção: que as pessoas passem lá para experienciar e presenciar todo o sentimento expressado nas telas. Mesmo vendo os pontos turísticos, locomotivas, ruas, pontes, o que for, sempre temos algo diferente para transmitir através dos pincéis e tintas”.
A exposição ‘A cidade dos sinos’, de Divino Silva, está aberta a visitação de segunda a sexta-feira, de 08h às 16h, até 14 de abril. O Centro Cultural Padre Nelson Guimarães está a rua Padre José Maria Xavier, número 174, no centro. A entrada é gratuita.