Após 4 meses da segunda dose da vacina contra a Covid-19, a população pode e deve receber uma terceira dose. É o reforço. O prazo é menor no caso de pessoas imunossuprimidas. Quem explica é Michelle Nascimento – Superintendente de Serviços e Programas em Saúde em São João del-Rei. “Para segunda dose dos imunussuprimidos, é com 28 dias. E para a população no geral depende do laboratório, mas no dia da aplicação já orientamos e marcamos no cartão a data de retorno”.
Uma dúvida muito comum é a respeito de qual laboratório deve ser responsável pela vacina da dose de reforço. Michelle esclarece que a orientação é receber a dose que está disponível naquele momento. Por exemplo, uma pessoa vacinada com Pfizer pode receber a terceira dose de AstraZeneca sem nenhum problema. “A terceira dose podemos fazer com qualquer vacina que o Estado manda e que está disponível. Independente da vacina que a pessoa tomou ela pode fazer a dose de reforço, a única exigência é que tenha 4 meses da segunda dose”.
Ela reforçou ainda que com a chegada de mais vacinas o calendário de vacinação é sempre atualizado e, portanto, quem precisa completar o esquema vacinal deve se atentar às datas. Nesta semana, na quinta-feira, dia 10, segunda e terceira dose para pessoas acima de 18 anos serão aplicadas no CENEP. O horário é de 8h às 11h e das 13h às 15h.