O dia 8 de março é marcado por ser o Dia Internacional das Mulheres. A data ficou conhecida por um episódio histórico, quando em 1911 as funcionárias de uma fábrica nos Estados Unidos, exigiram melhores condições de trabalho. Depois, em 1977, a Organização das Nações Unidas, a ONU, definiu o dia como símbolo e homenagem às lutas feministas por igualdade, justiça e respeito. Além de muitas homenagens, o dia é marcado por luta por direitos e de combate à violência contra à mulher.
São João del-Rei conta com delegacia especializada de atendimento à mulheres. A delegada Ariadya Tavares explica quais são as denúncias que podem ser feitas, no âmbito familiar e doméstico. “Para a delegacia especializada de atendimento à mulher podem ser denunciadas todas as violências praticas em âmbito doméstico e familiar. Toda agressão por meio de ação ou omissão que seja contra à mulher, com o sofrimento seja físico, psicológico, sexual ou moral”.
A violência, além da física, pode ser moral, psicológica, sexual ou patrimonial. Para todas elas, a polícia deve ser procurada. “Três situações no âmbito doméstico, no âmbito da família e também na relação íntima de afeto. A violência não é apenas física, a lei Maria da Penha engloba todos os tipos.”
Denúncias podem ser feitas pelo 180, pelo 190 em caso de urgência, pelo Disk 100 ou ainda na delegacia que fica na Rua Fiscal Januário Ramos, número 123 pelo 3371-2099.