Para os fiéis católicos, hoje não é uma quarta-feira qualquer. A cor roxa que já adorna os altares das igrejas anuncia a chegada da quaresma, tendo a simbólica quarta de cinzas como ponto de partida.
Quem explica é o pároco da Paróquia de São João Bosco, em São João del-Rei, padre Ricardo Sacramento. “É um tempo para nos dedicarmos à oração, ao jejum e à prática da caridade. Também é tempo de conversão, para nos tornarmos pessoas melhores e cristãos mais coerentes com a nossa profissão de fé. É uma época instituída pela Igreja para que nos preparemos para a Páscoa, a festa mais importante para o calendário litúrgico católico”.
Durante as celebrações eucarísticas, o rito da imposição das cinzas é especial. Uma oportunidade para reacender a chama da fé e o anseio de seguir os passos de Jesus. “O padre, diácono ou ministro faz a imposição das cinzas na fronte de cada fiel e diz: ‘Convertei-vos e crede no evangelho’. Isso simboliza a vontade de se manter fiel na caminhada de Jesus, esforçando-se para ser coerente na profissão de fé. As cinzas nos lembram que somos pó e ao pó retornaremos. É um ato de humildade diante de Deus”.
Para que todos os fieis tenham condições de participar da Santa Missa nesta quarta-feira de cinzas, as paróquias da diocese de São João del-Rei promovem uma vasta programação. Confira alguns horários.
Na paróquia de São João Bosco, Santa Missa, às 19h, nos seguintes locais: no Santuário de São João Bosco; na Capela Nossa Senhora Aparecida, na APAE; na Capela de São Geraldo; e na Capela de São Cristóvão.
Na Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Santa Missa às 08h e 19h, no Santuário; às 10h, na Igreja do Menino Jesus de Praga; e às 17h, na Igreja de Santa Teresinha.
Na Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, Santa Missa às 07h, 17h e 19h, na Catedral, e às 18h, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.