Duas partidas fora de casa e duas vitórias, assim começa o Athletic Club no Campeonato Mineiro. Na noite de quarta-feira, 02 de fevereiro, em um jogo atípico com quatro penalidades máximas assinaladas, o Athletic saiu perdendo por 1×0, empatou ainda no primeiro tempo e voltou do intervalo buscando a virada, que veio acompanhada de uma goleada: 4×1, um resultado que deixou o time de São João del-Rei no G-4 do Campeonato.
O jogo começou com os donos da casa ameaçando a meta de Pedro Rocha, mas bem postados em campo, dominaram as ações no início e conseguiram um pênalti a seu favor, largando na frente. Walisson Nunes derrubou o nigeriano Eberê dentro da grande área. Bruno Moraes foi para marca da cal e deixou o primeiro do jogo, aos 10 minutos.
Atrás no placar, o Athletic buscou o empate ao longo da etapa inicial e conseguiu já aos 46 minutos. Dessa vez, pênalti assinalado a favor do Esquadrão de Aço, em um bate e rebate dentro da grande área, a bola bateu no braço de Lucas Rodrigues que parou a jogada. Para bola foi Raphael Lucas que com direito a frieza de duas paradinhas, deixou no fundo das redes.
Na volta do intervalo, o Athletic voltou com o espírito do empate e querendo a virada. Mas foi de um lance aparentemente sem perigo, quem o Athletic virou. Aos 12 minutos, Mococa em um chute fraco de fora da área, contou com uma falha do Cairo e anotou o dele. Na frente no placar, o Athletic ficou à frente também no número de jogadores. O lateral Lucas cometeu falta e recebeu seu segundo amarelo, expulso. O Pouso Alegre até tentou sair pro jogo e melhorar as ações dentro de casa, mas foi o Athletic que chegou com mais perigo. Aos 40 minutos do segundo tempo, Nathan depois de limpar dois, foi derrubado dentro da área pelo Luanderson, e mais um pênalti foi assinalado. Mariano, com categoria fez o terceiro gol da equipe de São João del-Rei, e viu a torcida deixar o estádio do Manduzão mais cedo.
Mais ainda teve tempo para mais um, aos 46 minutos da etapa final, e foi mais um de pênalti. Dessa vez Etto derrubou o Nathan dentro da grande área, e deixou o jogo totalmente atípico com a quarta cobrança na marca da cal. Mais uma vez o centroavante Mariano chamou a responsabilidade e bem batido, Cairo até acertou o lado, mas não conseguiu evitar o quarto gol do Athletic.
O Esquadrão de Aço não volta para São João del-Rei com a goleada. De Pouso Alegre já viaja para Belo Horizonte, onde tem o compromisso importante no Independência, contra o América, no sábado, às 19h30. Com o resultado, o Athletic figura entre os 4 primeiros colocados do Campeonato. Com seis pontos, o time de São João del-Rei é o melhor colocado do interior. Atrás de Atlético com sete pontos, e empatado com América, inclusive em saldo de gols com 3, perdendo pelo critério de cartões amarelos. Seguido de Cruzeiro que tem 2 no saldo de gols, e da Caldense que também tem seis pontos, mas fica fora do G-4, por ter apenas 1 no saldo de gols.