No final da tarde de quinta-feira (30), por volta das dezessete horas e trinta minutos, policiais militares realizavam patrulhamento preventivo pelo bairro do Tijuco e adjacências em São João del-Rei, ao transitarem pelo Residencial do Lenheiro, depararam com um cidadão na condução de uma motocicleta Yamaha Factor de cor vermelha, o qual, tão logo notou a aproximação da viatura policial, acelerou a motocicleta em fuga.
Desconfiados de tal atitude os militares iniciaram perseguição ao autor, o qual passou a conduzir a motocicleta de forma perigosa, colocando em risco não só ele como as pessoas que ali pelas vias transitavam.
Em dado momento o cidadão parou a motocicleta e invadiu uma residência, na Rua Orlando Alves de Oliveira, subindo sobre uma lavadora de roupas e acessando o telhado do imóvel, vindo a danificar a tampa da lavadora e quebrando telhas.
Em seguida ele passou para imóveis vizinhos e, segurando algo junto à cintura, correu em direção a um terreno de vegetação baixa. Com a chegada de outras guarnições, foi feito um cerco pelo terreno e o cidadão acabou se entregando.
Foi então identificado como sendo R. H. S., de 24 anos. Submetido a busca pessoal, nada de ilícito foi localizado em seu poder. Os militares fizeram ainda buscas pela região onde ele se encontrava e ali também nada de ilícito foi localizado.
Ao ser indagado o motivo da fuga, disse ele ser inabilitado e que estava com a motocicleta de seu irmão e com medo dela ser recolhida foi que ele tentou a fuga. Relatou também que está cumprindo pena no sistema prisional e beneficiado foi com a saída temporária de fim de ano.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão por direção perigosa a R., o qual levado foi até a sede da delegacia de polícia civil e ali devidamente qualificado em boletim de ocorrência pelos militares. Como o crime de direção perigosa sem vítima, é, segundo a Lei 9099/95, considerado de menor potencial ofensivo, o autor foi liberado tão logo assumiu o compromisso em comparecer para audiência perante o juizado especial criminal no Fórum Carvalho Mourão.
Já a motocicleta foi recolhida ao pátio credenciado para veículos apreendidos e emitidos os autos de infração pelo condutor cometidos.