Muita chuva em pouco tempo. A cena é costumeira nessa época do ano, por isso é preciso atenção a alguns pontos da cidade alaguem. Como é o caso da Avenida Luiz Giarola no bairro Colônia do Marçal. O coordenador do órgão em São João del-Rei, Pedro Henrique Santana, comenta sobre o local. “Os já conhecidos pontos de alagamento na Avenida Luiz Giarola, principalmente em momentos de chuvas de maior intensidade. Ano passado foram realizadas obras de caráter emergencial para fazer limpeza de um duto que passa na Avenida, inclusive um aumento dele. Mas ainda assim, em momentos de chuvas de maior intensidade o sistema não dá conta dessa captação”.
Por isso, a recomendação da Defesa Civil é evitar esses pontos durante chuvas de grande intensidade. “O alerta para a população é que evitem passar em momentos de chuvas de grande intensidade. Recomendamos que aguarde e em poucos minutos após a chuva, é possível passar nesses locais sem maiores problemas”. A recomendação se estende para todas as áreas da cidade que alagam.
Nos dias chuvosos, quem também precisa redobrar os cuidados são os pedestres: além da água que cai do céu, há o risco de ser molhado também por motoristas que passam em alta velocidade em poças e acabam por atingir quem anda pela rua.
A equipe de reportagem da Rádio Emboabas, recebeu uma mensagem de um ouvinte que destacou a situação. “Motoristas mal-educados que não respeitam pedestres e ciclistas, neste período de chuva jogam água acumulada em poça nas pessoas, só por esses dias já fui molhado por duas vezes e vi uma mulher ser praticamente toda molhada por carros que passam nas poças em alta velocidade e jogam água pra tudo que é lado. Pelo amor de Deus isso é inaceitável.”
Para os motoristas apressadinhos e que não respeitam os pedestres, atenção: segundo o Código de Transito Brasileiro (CTB), o ato configura infração média e pode render quatro pontos na carteira de habilitação, além de multa de R$ 130,16.