A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de São João del-Rei será a primeira APAC do mundo a contar com centro de saúde para os recuperandos. De acordo com o Doutor Ernane Barbosa, meritíssimo juiz de direito da segunda vara criminal e de execuções penais, a APAC está presente em 9 países além do Brasil, sendo que a maior unidade é a de São João del-Rei. “Primeira APAC que terá um centro médico. Será um pavilhão separado, com 3 dormitórios de quartos hospitalares e todos os requisitos para o tratamento. Será atendimento médico, odontológico e psicológico “, relatou.
Segundo ele, as construções do pavilhão estão em reta final. Já os atendimentos serão realizados através de convênios com a Prefeitura Municipal e a UFSJ. “Um convênio com a prefeitura que está nos ajudando com o médico, o dentista também será por convênio e a psicóloga da Universidade Federal”. O juiz também reforçou quais os casos que poderão ser atendidos na enfermaria da APAC, sem a necessidade da locomoção do recuperando. “Aqueles presos que estiverem doentes, e precisarem de uma internação sem ser a intensiva, poderão ficar na APAC. Será uma enfermaria com capacidade para 20 pessoas”, finaliza.
A APAC é uma entidade jurídica com o objetivo de auxiliar a Justiça na execução da pena. No sistema APAC, o objetivo é recuperar o detento e realizar sua socialização.