O resgate de algumas das tradições gastronômicas mineiras é o objetivo do Trilha da Gastronomia, evento que acontece este mês de dezembro no Campo das Vertentes, com a realização de oficinas até o dia 17, envolvendo 26 municípios, entre eles São João del-Rei, Santa Cruz de Minas e Tiradentes. A ideia é potencializar as riquezas na microrregião, com objetivo de impulsionar os municípios como destinos gastronômicos para turistas de todo o mundo.
O “Trilha da Gastronomia” vai oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer e se capacitar na produção de cinco produtos: queijos, doces, cachaça, biscoitos e cerveja. Cada município será contemplado com duas oficinas, no total de 52 oficinas. O projeto é realizado pela Trilha dos Inconfidentes, por meio da Lei Aldir Blanc, e deve estimular o desenvolvimento do empreendedorismo na região.
A Prefeitura de Santa Cruz de Minas está oferecendo vagas para moradores da cidade que queiram participar das Oficinas de Produção de Cachaça e de Biscoito. Para participar é necessário preencher o formulário na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, na Prefeitura Municipal. É necessário levar um comprovante de residência. A oficina de biscoito acontecerá em São Tiago das 08:30 às 14:00 no dia 16/12, já a oficina de cachaça acontecerá em Prados no dia 15/12 das 08:30 às 14:00. A prefeitura de Santa Cruz de Minas será responsável pelo transporte dos interessados. Todos os participantes vão receber um certificado.
As oficinas oferecidas serão ministradas por produtores tradicionais da região, que são referência em qualidade de seus produtos e que já têm experiência em recepção de turistas em suas propriedades. São eles: Marciel Morais, produtor de queijo minas artesanal em Prados, que vai ministrar a oficina de queijo minas artesanal; Maria Auxiliadora Abreu, produtora de biscoitos em São Tiago; Gláucia Silva, que produz doces em Alfredo Vasconcelos; Cláudio da Silva, Márcia Ferreira e Rodrigo da Silva, produtores da cachaça Velho Ferreiro, no Bichinho, distrito de Prados; e Mateus Silva, que produz cerveja artesanal em São João del-Rei.