São João del-Rei permanece na faixa de aceleração no ritmo de contágio pela Covid-19. A média móvel, em 1º de dezembro, fechou em 9,9 casos registrados por dia, enquanto no dia 17 de novembro, era de 7,7 casos. Isso aponta uma alta de 28%. Os dados são do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ (Nepe).
A média móvel é um indicador de como a pandemia se propaga. Ela consiste na média de novos casos dos últimos sete dias. E a tendência de contágio é identificada comparando a média móvel atual com a registrada há 14 dias.
Ao lado de São João del-Rei, na microrregião, apenas a cidade de São Tiago também está na faixa de aceleração no ritmo de contágio.
No caminho contrário, estão em ritmo de redução: Barroso, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Resende Costa, Santa Cruz de Minas, São Vicente de Minas e Tiradentes.
Já Ritápolis está em estabilidade, ou seja, não houve aumento nem redução no índice de infecção, e Bom Sucesso e Ibituruna estão com os casos zerados.
Os municípios de Conceição da Barra de Minas e Prados foram classificados como “Indefinido”. Isso porque não foi possível comparar matematicamente a média móvel atual com a de 14 dias atrás.