Foi em 2016 que Luciana Santana conquistou o Bronze nas Olímpiadas Brasileiras de Matemática. A estudante São-Joanense estava no 9° ano do ensino fundamental quando ganhou a medalha. Mesmo passados anos, a jovem continuou colhendo frutos dessa conquista. Conversamos com a jovem estudante que nos contou um pouco dessa trajetória.
“Eu sempre gostei muito de matemática. Eu já tinha participado da OBMEP antes e já tinha ganhado menção honrosa. Eu estava estudando bastante para tentar ser medalhista, porque eu tinha noção das portas que ia me abrir se eu conseguisse isso. Principalmente, o Programa de Iniciação Científica (PIC Jr) em matemática, que eles têm para quem é medalhista. Eu queria muito participar. Então, eu estudei e no final do ano eu consegui a medalha de bronze. Em 2017, no ano seguinte quando eu estava no 1° ano do E.M, eu participei desse Programa de Iniciação Científica e foi muito bacana.”
Em 2020, recém matriculada na faculdade de Ciências da Computação, na Universidade Federal de Juiz de Fora, a jovem recebeu a notícia de que seria uma das apadrinhadas do programa de Bolsa Instituto TIM. A bolsa no valor de R$ 1.200 mensais, tem ajudado a custear as despesas da estudante.
“Eu tinha que arrumar um jeito de me manter na UFJF. E aí eu fiquei sabendo da Bolsa TIM, que é um programa para quem já foi medalhista na OBMEP. Então assim, além de aluguel, alimentação, outro galho que a bolsa TIM quebrou para mim foi a questão do material que eu precisava, que foi o computador.”
Mas, em decorrência da pandemia de Covid-19, Luciana ainda não teve aulas em 2020.
A reflexão que a estudante tira de suas experiências é a seguinte:
“Aquele ditado que a gente sempre escuta de pais e de adultos, aquela coisa: “Você planta hoje para recolher amanhã”. Então assim, estuda agora que no futuro vai valer a pena. E é verdade. Fico muito feliz de ter estudado quando eu estava no 9° ano, porque ter me dedicado naquela época está me abrindo várias portas hoje.”
A OBMEP foi criada em 2005, com o objetivo de estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. Por causa da Pandemia, a 16° edição da olímpiada foi adiada. Ao todo, o Instituto TIM e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) selecionaram 50 novos universitários para esse programa. Eles apoiam medalhistas das OBMEP que tenham sido estudantes de Escolas Públicas e ingressado em universidades públicas.
Para mais informações, acesse institutotim.org.br.