No final da tarde de terça-feira, dia 25 de agosto, o boletim epidemiológico sobre a Covid-19 emitido diariamente pela secretaria municipal de saúde de São João del- Rei informou que a Santa Casa da Misericórdia havia registrado a morte de uma criança com covid-19, a primeira de uma criança diagnosticada com o novo vírus registrada na região. No entanto, na segunda-feira, dia 24 de agosto, a instituição não registrava nenhuma internação na ala pediátrica no setor responsável por receber pacientes com sintomas da covid-19.
No boletim, consta o óbito de uma criança do sexo masculino de 12 anos, moradora da cidade de Nazareno. “Informamos a ocorrência de um óbito testado positivo para COVID-019 cujo obtuado residia no município de Nazareno, tinha 12 anos, sem registro de comorbidades conforme Declaração de Óbito e ficha de notificação”
A prefeitura Municipal de Nazareno emitiu um comunicado falando sobre a primeira morte de paciente diagnosticado com a Covid-19 no município. “É com muito pesar que comunicamos o falecimento do primeiro Nazarense “com” covid-19”. Durante a sua internação em São João del-Rei para tratamento de outras enfermidades, considerando a Pandemia do Coronavírus, foi realizado teste sorológico que apresentou resultado positivo, contudo, ainda aguardamos resultado do teste de swab. Devido constar no Atestado de óbito morte por Coronavírus, é com muita tristeza, que registramos hoje o nosso primeiro falecimento com Covid-19”. Ainda em nota, o município destaca que 13 familiares que tiveram contato com a criança foram testados na terça-feira e apresentaram resultados negativos para a doença.
A Santa Casa da Misericórdia também emitiu uma nota sobre o ocorrido. “Com imenso pesar, a equipe da Santa Casa informa o falecimento de uma criança de 12 anos que estava internada em nossa instituição apresentando quadro infeccioso grave e testou positivo para Coronavírus”. A Rádio Emboabas entrou em contato com a instituição de saúde para saber se a criança foi diagnosticada com a Covid-19 assim que deu entrada na Santa Casa, ou se a confirmação foi posterior a internação para tratar de outras enfermidades. Até às 8h30 da manhã desta quarta-feira, 26 de agosto, no fechamento desta reportagem, a instituição não se pronunciou a respeito.