Alguns medicamentos que estavam em falta nas farmácias municipais foram repostos. Em entrevista à rádio Emboabas, a representante das farmácias municipais, Gilmara Santiago justificou as faltas e comunicou a reposição.
“Naquele momento, a gente estava em falta de insumos para diabetes, e o fornecimento ele já foi normalizado, em todos os insumos. Todos com o abastecimento normalizado. Alguns itens que eu informei na última entrevista como o Prolopa e Metropolol, eles também estão disponíveis. Então hoje, em totais itens, a gente só tem de 170, 15 itens em falta.”
A representante cita alguns remédios que seguem em falta nas farmácias.
“A gente tem por exemplo a Ivermectina, que foi um medicamento que está sendo testado. E está sendo usado por muitas pessoas mesmo sem comprovação científica para o COVID-19. Então esse está com produção suspensa. A gente tem, por exemplo, alguns itens como Paracetamol e o Nifedipino sem conseguir importação de matéria prima.”
Sobre essas faltas, ela explica.
“26% desses itens, ou seja, 4 desses itens não tem produção. Doze desses itens em falta são entregues pelo Ministério da Saúde, se trata de um programa que chama “Saúde da Mulher”. Esse programa ele é adquirido pelo Ministério da Saúde e redistribuído pelos estados que repassam para os municípios”
Em consequência da pandemia de Covid-19, muitos laboratórios não tem produzido determinadas receitas. De acordo com os representantes, as matérias primas usadas para as fabricações são importadas de outros países. A falta dela é a consequência da não produção de muitos remédios. Sobre isso Gilmara comenta.
“Alguns medicamentos estão em falta, 25% dessa falta é porque não tem produção nacional. A gente continua com esse problema da pandemia na questão da importação da matéria prima.”
A Farmácia Municipal do Centro fica na praça Doutor Salatiel, número 55. Telefone para contato é o 3373-4317. Já a de Matosinhos está situada a rua Tomé Portes del-Rei. Contato é o 3373- 2978. O horário de funcionamento é das 7h às 15h para retirada de senha e até às 16h para atendimento.