São João del-Rei registrou mais treze casos para o novo coronavírus ao longo do fim de semana. Foram seis na sexta-feira, dia 31; mais cinco no sábado, primeiro de agosto; e outros dois no domingo, dia 02. Os pacientes mais recentes são dos bairros: Colônia do Marçal e Tijuco. O total de testados positivo, agora, é de 422. Destes, onze evoluíram para óbito e 71 continuam em quarentena. Sobre os recuperados, 340 pessoas receberam alta. As notificações subiram para 1.974, são 36 a mais em relação à sexta-feira. E os casos descartados, ou seja, que tiveram diagnóstico negativo para a doença, são 972 – 10 a mais se comparado a data anterior.
O documento de domingo, dia 02, aponta, ainda, o óbito de uma moradora de Santa Cruz de Minas. Trata-se de uma senhora de 83 anos. Ela estava internada na Santa Casa da Misericórdia e possuía doenças preexistentes. A causa da morte está em investigação. A Secretaria de Saúde aguarda liberação de exame para confirmação ou descarte da doença.
O novo coronavírus está presente em 35 regiões, dentre bairros e distrito. Colônia do Marçal subiu para 77 casos, destes 59 estão liberados; Tijuco soma 71 infectados, 61 se recuperaram; Matosinhos, tem 35 casos, sendo que um evoluiu para óbito, 31 saíram do isolamento e três estão em quarentena; Bonfim, 30 confirmações, dois vieram a óbito, 27 estão liberados e um está em quarentena; Centro acumula 25 confirmações e 21 recuperados.
Já o bairro Senhor dos Montes tem 16 casos, três evoluíram para óbito, 12 estão recuperados; Bom Pastor com 15 infectados, um evoluiu para óbito e 13 estão recuperados; São Geraldo subiu para 13 casos, sete estão recuperados. Colônia do Giarola, 12 casos, todos liberados; Vila Santa Terezinha tem 12 casos, dois evoluíram para óbito e sete se recuperaram. Alto das Mercês chegou a 12 positivos, apenas um segue em isolamento; Guarda Mor, 11 casos, um evoluiu para óbito e 10 já terminaram o tratamento.
Dom Bosco agora está com nove casos, cinco estão liberados. Fábricas, oito infectados e sete recuperados. Vila Belizário também está com oito casos, cinco receberam alta. Bela Vista e Cohab estão com os dados iguais, ambos somam sete confirmados cada e seis se recuperaram. Pio XII é outro que está com sete testados positivo, mas apenas três finalizaram o tratamento. Vila Marchetti, seis casos e 3 recuperados. Solar da Serra, quatro registros, três saíram da quarentena. Jardim Aeroporto, igualmente quatro casos, mas todos se recuperaram.
Colônia do Felizardo acumula três casos, todos foram liberados; Colinas del Rei, 3 casos, um evoluiu para óbito e outro foi liberado; São Judas Tadeu, também três confirmados, dois se recuperaram.
Colônia do Fé e São Caetano, 2 casos cada. Todos os pacientes foram liberados. Recreio das Alterosas e Cidade Nova, dados iguais, ambos com dois casos e um paciente recuperado.
Bairros Alto das Águas, Araçá, Cidade Verde, Cidade Universitária, Jardim Central e Segredo registraram um caso cada e os pacientes já se recuperaram. Já o distrito do Rio das Mortes está com 10 casos, nove pacientes estão recuperados.
Em relação às internações, 14 pessoas estão nas unidades de saúde do munício. Destas, nove são são-joanenses. São oito internações na Santa Casa da Misericórdia; sete em leitos de UTI, sendo dois com respirador. Também há uma internação, em leito clínico, na ala pediátrica. Um total de cinco pacientes estão confirmados com a Covid-19. No quadro aparece também o óbito que foi anunciado no início desta reportagem. No Hospital Nossa Senhora das Mercês, são seis internações, todos na UTI; um utiliza respirador. Quatro testaram positivo para o novo vírus.
Dos 36 leitos de UTI disponíveis para tratamento da Covid-19, somando as duas unidades de saúde referência, 13 estão preenchidos. Isso indica uma taxa de ocupação de 36,1%. Já em relação aos leitos clínicos, um dos 24 está em uso.