Com o período de pandemia da Covid-19, festas foram canceladas e as reuniões familiares adiadas. Muitas pessoas estão trabalhando de casa ou saindo apenas para os serviços essenciais, como ir ao supermercado ou a farmácia. Com isso, às vezes a maquiagem ficou esquecida, o cabelo não tem mais corte ou as roupas foram trocadas por pijamas. Além da aparência, nossa produtividade também passa por um momento delicado. Isso é o que explica a psicóloga Luisa Coelho: “Normalmente, quando a gente fala de autoestima, a gente pensa só no físico, no estético de uma roupa no corpo. Mas, a nossa autoestima é composta por três pilares. Tanto a autoimagem, tem também a questão do autoconceito, como a pessoa avalia as qualidades e os defeitos. Também tem a questão da autoeficácia, ela influencia na nossa autoconfiança, como a gente segue os nossos objetivos. Isso tudo durante o isolamento social fica muito abalado.”
Resgatar ações que nos fazem bem é chave para melhorar nossa saúde mental e pode ser uma atividade física, fazer uma receitar ou cuidar do cabelo. Cada um pode buscar uma atividade prazerosa: “`É importante pensar, o que era legal para você antes da pandemia, o que você gosta de fazer e tudo mais. Eu, pessoalmente, sou uma pessoa que gostava de maquiar, e na pandemia a gente perde essa oportunidade. Então, hoje, quando eu tenho o meu momento que para mim era importante antes da pandemia, eu tento colocar essas coisas em prática. Essa questão do cuidado é muito individual. Claro que o autocuidado não é só estético.”
Vale lembrar que os eventos podem acontecer por meio de chamada de vídeo ou outras ferramentas virtuais. E com esse uso aumentado das redes sociais, é importante também ficar atento e manter o acesso aos conteúdos que nos fazem bem: “Quando se trata de saúde mental, é importante cada um saber o seu limite. Só que quando isso começa a afetar a nossa saúde mental, é necessário nós termos essa responsabilidade com nós mesmos e com a nossa saúde. Eu brinco que é o “Unfollow Terapêutico”. Evitar de ver esse tipo de página, porque não é uma competição.”
Caso você passe por sentimentos de tristeza ou ansiedade durante a pandemia, a orientação é de procurar também o apoio psicológico.