Coronavírus, quarentena, trabalhar ou estudar de casa. Nos últimos meses, essas palavras entraram na rotina de todo mundo, inclusive das crianças. Além de ter mudado a rotina dos pequenos, a pandemia da Covid-19 também gerou momentos de atenção a higiene pessoal, como aprender a lavagem correta as mãos, além de incertezas para as crianças. A pedagoga Marcela Paiva orienta pais e familiares. O momento é de conversa e de explicar que tudo muda – assim como a rotina mudou por conta da pandemia.
“Uma maneira boa de explicar para as crianças é mostrar que nada estável. Nós temos mudanças o tempo todo. Mostrar para elas que por mais que estejamos vivendo um momento difícil e complicado, esse momento vai mudar e vai passar!”
A abordagem do assunto depende de cada família e também da idade da criança, podendo ser mais lúdica ou mais séria. Apesar das crianças terem mais facilidade de se adaptar a diferentes cenários, a mudança na rotina e a ausência das brincadeiras em grupo são um desafio para os pequenos. A orientação da pedagoga neste momento é que pais e filhos estabeleçam uma rotina diária, assim a adaptação acontece mais fácil. Sobre isso, ela comenta: “Uma das maneiras mais eficazes de estar na pandemia e envolver as atividades de home office, de trabalhos individuais para as crianças, é programar uma rotina. As crianças estão também em contato com as escolas, então assim, ter essa rotina diária, faz com que as pessoas sofram menos, nesse processo de pandemia.”
Outra dica é aproveitar a luz do dia, seja com as janelas abertas ou com um tempo no quintal de casa.