O Hospital Nossa Senhora das Mercês aguardava desde o dia 18 de junho, a habilitação de oito leitos públicos para tratamento a pacientes com sintomas da Covid-19, além de dois leitos particulares. A habilitação ocorreu nesta quarta-feira, dia 15 de julho. Agora são 18 leitos de UTI no Hospital e 18 leitos de UTI na Santa Casa da Misericórdia, todos públicos. A informação foi confirmada na quinta-feira, pelo Diretor do Hospital, Ricardo Camarno.
São João del-Rei é a cidade polo da microrregião Campo das Vertentes e a responsável pelo atendimento de 19 municípios, uma população de cerca de 250 mil pessoas. Os 36 leitos em funcionamento em São João del-Rei, é uma exigência do Ministério Público para que o município pudesse avançar da onda verde para a branca no programa do Estado, Minas Consciente. Mesmo antes, com os 28 leitos até então instalados, o município já está na onda branca em que comércios além dos essenciais podem funcionar.
Como apurado pela Emboabas, são repassados diariamente mil e seiscentos reais para o custeio de cada leito habilitado e os gestores recebem o valor mesmo antes da ocupação do leito. O pedido de habilitação para o custeio dos leitos Covid-19 é feito pelas secretarias estaduais ou municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o seu funcionamento.