Pela segunda semana consecutiva, a cidade histórica permanece na faixa de aceleração no contágio por Covid-19. A média móvel, em 25 de agosto, foi estabelecida em 25,6 casos por dia, enquanto em 11 de agosto, era de 14,7 casos registrados por dia. Isso representa uma elevação de 74%. Esses dados foram divulgados pelo NEPE- Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ.
A média móvel é um indicador de como a pandemia se propaga. Ela consiste na média de novos casos dos últimos sete dias. E a tendência de contágio é identificada comparando a média móvel atual com a registrada há 14 dias.
De 19 a 25 de agosto, São João del-Rei registrou mais 179 pessoas infectadas pelo vírus. Já entre os dias, 05 a 11 de agosto, foram 103 pessoas testadas positivas para a doença.
Assim, como em São João del-Rei, mais sete municípios se apresentam em faixa de elevação no contágio. São eles: Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Resende Costa, Ritápolis, São Tiago e São Vicente de Minas.
As cidades de Santa Cruz de Minas e Tiradentes se encontram na fase de estabilidade. Já os municípios que estão em redução no contágio são: Barroso, Bom Sucesso, Conceição da Barra de Minas, Dores de Campos, Ibituruna e Prados. A cidade de Coronel Xavier Chaves apresenta o cenário de casos zerados para a doença. E Piedade do Rio Grande tem o número de contágio indefinido.