Na noite de sábado (14), por volta das 21h30, militares de uma das guarnições do tático móvel realizavam patrulhamento preventivo pelo bairro do Tijuco e adjacências, momento em que receberam denúncia, de pessoa que preferiu ficar no anonimato, dando conta de que um indivíduo, cujas características foram repassadas, estaria realizando o tráfico de drogas, no Residencial do Lenheiro. O local seria defronte de um bar, onde fazia contato com usuários, subia em sua bicicleta, ia até um lote vago no final da rua, pegava a droga e voltava para entregá-la ao comprador.
De posse das informações e características do autor, o qual já é conhecido no meio policial e com passagens pelo mesmo crime de tráfico, os militares deslocaram até defronte próximo ao bar indicado na denúncia, e de um ponto estratégico passaram a monitorar a ação dele.
Em dado momento, observaram que ele pegou sua bicicleta e deslocou até o final da rua, deixou a bicicleta no chão e entrou no lote. Nesse momento, os policiais deslocaram e fizeram sua abordagem.
Foi identificado como sendo o cidadão R.A, de 32 anos. Submetido a busca pessoal, em seu poder foi localizada a quantia de dez reais. Já no interior do lote e junto a um alicerce de concreto, foram localizados dez papelotes com cocaína. Neste momento, o autor correu para tentar fuga, porém foi seguido e contido pelos militares que o algemaram.
Indagado, ele negou ser proprietário dos papelotes com cocaína ali localizados. Sobre a bicicleta que havia deixado no meio da rua, também disse que não lhe pertencia. Relatou ainda que estava na casa de uma tia, jogando vídeo game com seu primo, e que ao sair, foi até o lote para urinar.
Os militares foram então até a casa da tia dele, e tanto ela como o marido, negaram que o sobrinho ali estava e confirmaram ainda que a bicicleta era de propriedade dele.
Assim sendo, foi dada voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas ao autor, o qual, juntamente com os papelotes com cocaína e dinheiro recolhidos, levado foi para a delegacia de polícia civil de plantão.
Ali, foi devidamente qualificado em boletim de ocorrência, e os militares registraram ainda que o autor está cumprindo pena na Condicional pelos mesmo crime de tráfico e não poderia estar em via pública após as 21h, além de que, na madrugada do último dia 07 de agosto, já havia sido flagrado, também por tráfico de drogas, na Rua Juvenal Vaz Guimarães, no Barro Preto.
Após registro do boletim de ocorrência, foi ele colocado à disposição da autoridade policial de plantão para ser ouvido, ter o flagrante ratificado e seu posterior encaminhamento ao sistema prisional.