Foi no início da noite de quarta-feira (11), por volta das 18h. Militares receberam denúncia de que em uma residência, no Residencial do Lenheiro, em São João del-Rei, estaria ocorrendo o tráfico de drogas. O responsável seria um indivíduo, cuja alcunha foi passada aos militares e já conhecido no meio policial, que estaria ali aliciando adolescentes para venda das substâncias. Frente aos fatos, de um ponto estratégico, foi iniciado monitoramento do local.
Em dado momento, os militares observaram a chegada ao local de um veículo e um indivíduo, trajando uma camisa do time do Flamengo; foi até o mesmo, fez contato com o motorista, entregou-lhe algo, recebeu o pagamento, e o motorista saiu do local.
Diante da suspeição, uma das guarnições fez a abordagem ao motorista o qual foi identificado como sendo o cidadão RLZ, de 39 anos. Submetido a busca pessoal, em seu poder nada de ilícito foi localizado, contudo, no interior do veículo foi recolhido um papelote com cocaína.
Indagado, o motorista disse ser usuário e que a droga seria para consumo pessoal, porém, não quis revelar onde o adquiriu.
Assim sendo, os militares deslocaram até a residência em questão e ali chegando depararam com um adolescente, já conhecido no meio policial, o qual ao notar a presença dos militares, tentou engolir algo que portava nas mãos, contudo, não obteve êxito e expeliu dois papelotes com cocaína e um invólucro com porção de crack.
Foi ele abordado e identificado como um adolescente de 17 anos. Submetido a busca pessoal, em seu poder foi localizado um aparelho celular e a quantia de noventa reais.
Indagado, ele assumiu a propriedade das drogas e relatou que o dinheiro que portava era proveniente da venda de drogas que ele ali realizava.
Ao entrarem no imóvel, ali os militares depararam com o morador do imóvel, o cidadão identificado como sendo NA, 45 anos, também já conhecido e com passagens no meio policial pelo envolvimento com o tráfico de drogas, o qual está em Livramento Condicional. Submetido a busca pessoal, nada de ilícito foi localizado em seu poder. Relatou ser morador no imóvel e ali estava fazendo uso de crack.
No interior da casa foram recolhidos um prato e uma faca com resquícios de cocaína, diversos saquinhos utilizados no embalo de drogas e uma embalagem com bicabornato, utilizado para mistura na cocaína. Ali também foi localizado documento pessoal de um indivíduo acusado de ser o dono do espaço utilizado para consumo de drogas.
Ainda no imóvel foram localizados frascos de desodorante e ferramentas de procedência duvidosa, os quais segundo NA, não sabia da existência das mesmas em sua casa.
Em um lote ao lado do imóvel e onde foi visto o adolescente entrar por várias vezes, os militares localizaram quatro invólucros com pedras de crack, um com porção de maconha e mais dois papelotes com cocaína, drogas que estavam prontas para serem comercializadas.
Novamente indagado, o adolescente disse que havia saído de casa e estava residindo atualmente na casa de NA.
Diante dos fatos, foi dada voz de apreensão ao adolescente pelo cometimento de ato infracional no tráfico de drogas, voz de prisão a NA por corrupção de menor e voz de prisão por posse e uso de substância entorpecente ao motorista abordado inicialmente.
Foram eles, juntamente com as drogas e demais materiais e dinheiro recolhidos, assim como na companhia de uma conselheira tutelar, que acompanhou o adolescente, conduzidos até a delegacia de polícia civil. Ali o boletim de ocorrência foi registrado e os autores colocados à disposição da autoridade policial de plantão para serem ouvidos e ratificação do flagrante.