Após reunião do Comitê de Enfrentamento da Covid-19, ficou definido que a macrorregião Centro-Sul, da qual São João del-Rei faz parte, segue na onda verde do Programa Minas Consciente, a mais flexível de todas. A macro está nesta faixa desde 29 de julho.
A permanência na onda verde se deu por conta da taxa de incidência da doença que caiu em 10% em todo o estado, nas últimas duas semanas, de acordo com o Comitê. Além disso, no último mês, houve uma redução de 30% nos pedidos de internação em Minas Gerais.
Em São João del-Rei, a média de ocupação de leitos de UTI, via SUS, para Covid-19 está em 50%. Já a média diária de casos nos últimos sete dias, de acordo com o NEPE, é de 12,6%.
Na onda verde do programa, considerada a mais flexível, as pessoas devem manter o distanciamento de 1,5 metro entre elas, além da capacidade de seguir restrita a uma pessoa a cada 4 metros quadrados. Hotéis e atrativos culturais e turísticos podem receber 100% da sua capacidade. Também eventos podem acontecer com até 250 pessoas. O último decreto publicado em São João del-Rei, o de nº 9.439, de 30 de julho, informava que qualquer evento público ou privado só poderia ocorrer mediante autorização prévia do Município.
Além disso, estavam proibidas festas em repúblicas – ou seja, “moradias divididas por pessoas com ou sem vínculo sanguíneo, e são montadas em uma casa ou em um apartamento que suporte um número maior de pessoas”. O documento apontava ainda que bares e similares que possuem entretenimento devem seguir o mesmo protocolo de eventos simples.
A expectativa é da publicação de um novo decreto municipal, confirmando a permanência na onda verde e informando se as determinações seguem as mesmas ou sofreram alguma mudança.