Com atividades presenciais suspensas desde março de 2019, devido à pandemia do novo coronavírus, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) deu um passo importante para a retomada das atividades presenciais na instituição. Pois, na segunda-feira, dia 19 de julho, o Consu – Conselho Universitário, aprovou um Plano de Retorno Gradual às atividades presenciais na instituição.
De acordo com o Consu, o plano não prevê uma volta imediata da comunidade acadêmica. O projeto, neste momento, tem como objetivo um regresso gradual de pessoas que estejam diretamente envolvidas na realização de atividades práticas de ensino, como aulas em laboratórios, de pesquisa e extensão, de cursos de graduação e de pós-graduação da área da Saúde; respeitando o limite de 25% dos servidores, colaboradores e alunos da instituição. Esse grupo foi escolhido como prioridade, uma vez que os tipos de atividades que eles realizam se mostram inadaptáveis ao ensino remoto. As aulas teóricas e as práticas administrativas continuariam sendo realizadas online.
O plano da UFSJ segue as diretrizes estabelecidas pelo Programa Minas Consciente. Além também das normas presentes no protocolo de biossegurança estabelecidas pelo Ministério da Educação, Secretaria Estadual de Educação e Comitê Gestor da Covid-19 da UFSJ. O projeto prevê que as atividades presenciais só seriam retomadas após a autorização das Coordenadorias de cursos e da Prefeitura de Campus. E será estabelecido após uma averiguação da situação sanitária de São João del-Rei, além da análise dos espaços a serem utilizados e dos recursos disponíveis pela UFSJ.