Durante cerimônia de entrega de mais cinco respiradores pulmonares para a Santa Casa da Misericórdia, nesta quarta-feira, dia 21 de julho, o diretor da instituição, Sérgio Veloso disse em entrevista ao vivo e exclusiva à Rádio Emboabas Mais Informação, que a instituição conta atualmente com 30 leitos de UTI para Covid-19, via SUS, e seis particulares ou via convênio. A atual ocupação dos leitos de UTI para tratamento de pacientes com covid-19 está em 20%. “Hoje, estamos com a taxa de ocupação por volta de 20%. Estamos numa situação até um pouco ociosa, esperamos que não volte a piorar e o quantitativo que nós temos hoje de pacientes está bem inferior a nossa capacidade de atendimento”, relata.
Os cinco respiradores foram entregues pela Prefeitura Municipal de São João del-Rei, e de acordo com Sérgio Veloso apesar da baixa ocupação a instituição precisa estar preparada para novas demandas. “São respiradores semi novos, mas de uma qualidade muito boa, da mesma marca que a gente já utiliza desde o início da pandemia na nossa unidade. São respiradores confiáveis que vem acrescentar uma maior qualidade na prestação do serviço que a gente já vem fazendo. Apesar de estarmos hoje em uma situação favorável, com a quantidade de pacientes internados pequena, nós tememos uma nova onda, um novo pico venha a acontecer e se isso acontecer, estaremos mais preparados do que nunca”, explica.
O diretor da instituição ainda deixou o alerta para que a população mantenha os cuidados contra a Covid-19. “Temos visto a vacinação avançando cada vez mais, isso é uma vitória para todos, para a sociedade. Porque quanto mais pessoas imunes, menor é a tendência do vírus circular. Mas mesmo aqueles que já foram vacinados devem manter os cuidados: uso da máscara de boa qualidade é fundamental, isso eu acredito que previne até mais do que a própria vacina, mas ninguém deve abrir mão das duas coisas. Também ter distanciamento social e higiene das mãos, estar sempre lavando seja com álcool, seja com sabão”, afirma.
A Santa Casa da Misericórdia é uma das instituições de saúde responsáveis pelo atendimento da população de São João del-Rei e de outras 18 cidades da região, uma população de cerca de 250 mil pessoas.