Por meio da reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, nesta quinta-feira, 15 de julho, o comitê anunciou que a macrorregião Centro Sul, da qual São João del-Rei faz parte, permanece na Onda Amarela do Minas Consciente.
Segundo o governo estadual, a incidência de casos de Covid-19 caiu 23% nas últimas duas semanas, em Minas Gerais. Além disso, o indicador de complicações pela doença chegou a 58% na última semana, o menor patamar desde o início do ano.
Com o avanço da vacinação e a melhora dos indicadores da covid-19 em Minas, o Comitê Extraordinário estabeleceu novas diretrizes para a realização de eventos. Dessa forma, a partir de 15 de agosto, os eventos podem contar com até 300 pessoas ou 30% da capacidade em ambientes fechados. Já para ambientes ao ar livre, a lotação máxima é de 600 pessoas ou 50% da capacidade de presentes. Os eventos vão durar seis horas. Os estabelecimentos vão poder funcionar no período das 07h até às 23h.
Nos eventos, o distanciamento social continua sendo de 1,5m. Além disso, na entrada é necessário fazer a aferição de temperatura, controle no fluxo de pessoas e acesso com hora marcada. Ainda é fundamental a apresentação de um documento que comprove a vacinação completa, ou seja, as duas doses, superior ou igual a 15 dias. Ou um PCR ou laudo médico com positividade para covid-19 (entre 15 e 90 dias).
Lembrando que em São João del-Rei, o decreto municipal de nº 9.405, de 09 de julho de 2021, não autoriza festas e eventos. Dessa forma, a expectativa é pela publicação de um novo decreto para saber se a cidade vai seguir ou não essas novas diretrizes do Plano Minas Consciente.