Já começou a 3ª fase da campanha vacinação contra a Influenza. Compõem esse novo público-alvo integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviários; funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.
Além disso, os demais prioritários, como idosos, gestantes, puérperas, crianças com menos de 6 anos, professores e profissionais de saúde também seguem sendo contemplados. Gilberto Souza, enfermeiro da vigilância epidemiológica de São João del-Rei, esclarece que essas pessoas podem comparecer a UBS mais próxima de sua casa na parte da tarde. “A vacina continua durante toda a semana em todas as unidades da cidade, entre 13h e 16h, podendo variar um pouco de acordo com o funcionamento da unidade”.
Ele destaca ainda que a imunização é fundamental: “É uma patologia sazonal, então no inverno há tendência de pessoas ficarem em ambientes mais fechados e o aumento da propagação do vírus. Com a vacinação anual, temos uma redução dos casos de doenças associadas ao trato respiratório e do processo de hospitalização. Nesse momento, associado a pandemia da Covid-19, é imprescindível que as pessoas se vacinem para que tenhamos uma redução das doenças respiratórias”. Já sobre contraindicações, pessoas com sintomas febris ou alérgica aos ovos não devem ser imunizadas. “São reações de anafilaxia, pessoas que são sabidamente alérgica ao componente dos ovos e pessoas com patologias febris que esperem a melhora deste quadro”.
Vale lembrar que quem recebeu outra vacina, como a da Covid-19, deve aguardar 14 dias para receber o imunizante contra a gripe. A campanha segue até 9 de julho.