Foi no final da noite de quinta-feira, dia 27 de maio, por volta das vinte e três horas. Policiais militares de uma das guarnições da 189ª Companhia de Polícia Militar em serviço, realizavam patrulhamento preventivo pelo bairro do Tijuco e adjacências em São João del-Rei. Momento em que, ao transitarem pela Avenida Maria Alves Barbosa, depararam com um cidadão que pela via caminhava. O mesmo, ao notar a presença da viatura policial, passou a agir de forma suspeita.
Desconfiados de tal atitude, os militares fizeram a sua abordagem. Ele foi identificado como sendo L.O, de 27 anos. Submetido a busca pessoal, nada de ilícito foi localizado em seu poder. Ao fazerem consulta ao sistema de informações de segurança pública, os militares verificaram que contra ele, existia um mandado de prisão em aberto, expedido pelo poder judiciário da Comarca de São João del-Rei.
Assim sendo, foi L.O cientificado do teor do mandado, recebeu voz de prisão e foi conduzido até a delegacia de polícia civil de plantão. Ali, depois de devidamente qualificado pelos militares em boletim de ocorrência, foi colocado à disposição da autoridade policial, para passar pelos trâmites pertinentes e seu posterior encaminhamento ao sistema prisional.