Aconteceu por volta das quinze horas, na tarde de segunda-feira, dia 10 de maio. A central de operações do 38º Batalhão recebeu uma denúncia, dando conta de que teria ocorrido um furto em um supermercado, no bairro de Matosinhos, em São João del-Rei.
Assim sendo, uma das guarnições da 189ª Companhia de Polícia Militar, foi deslocada para o local. Os militares fizeram contato com o solicitante, gerente do estabelecimento, o qual relatou que um cidadão pegou uma garrafa de Vodka em uma das prateleiras, e a colocou sob sua roupa. Ao sair sem pagar pela mesma, foi abordado por um dos funcionários. Os dois acabaram entrando em luta corporal, vindo a garrafa cair ao chão e quebrar. Em ato continuo, o autor evadiu tomando rumo incerto, porém, disse antes que ali voltaria.
De posse das características do autor, os militares saíram em seu rastreamento por toda região e também em Santa Cruz de Minas. Contudo, não obtiveram êxito em sua localização. Orientaram ao solicitante a acionar imediatamente o 190, caso o autor ali retornasse.