Use máscara. Esse é um alerta repetitivo, maçante, mas necessário, especialmente com o surgimento das novas cepas. Minas Gerais, assim como todo o país, já identificou a circulação de novas variantes do coronavírus, mais potentes e transmissíveis, o que vem gerando aumento dos casos, internações e óbitos no estado. Por isso, mais do que nunca é fundamental utilizar a máscara, cobrindo totalmente o nariz e a boca, além de seguir as recomendações de distanciamento social e uso do álcool em gel nas mãos.
A máscara tem por objetivo impedir a passagem de gotículas que são liberadas através da fala, tosse ou espirros. O médico em estratégia da saúde da família, Daniel Fernando, alerta sobre os cuidados com esse tipo de material e como elas devem ser manuseadas. “O uso da máscara é uma medida muito importante. Quando o cidadão a usa, ele se protege e protege o próximo. Antes de colocar uma máscara, é importantíssimo que a pessoa lave bem as suas mãos com água e sabão, e quando não disponível, higienize com álcool em gel. A máscara deve ser colocada pelos elásticos, de maneira que cubra todo o nariz, boca e o queixo, não podendo ficar frouxa e nem com espaços.
Ao usar máscaras é importante ainda se atentar a práticas como: falar o menos possível e não mastigar. “É preciso tomar alguns cuidados em relação a sua utilização, como por exemplo: Nunca tocar na parte externa da máscara; quando colocar ou retirar, utilizar sempre as tiras que vão atrás da orelha; também não se pode comer, nem mastigar chicletes e balas, quando se está utilizando a máscara; o melhor é falar o menos possível; e, quando estiver usando a máscara, fazer a sua substituição sempre que ela ficar úmida.”
Daniel também explica sobre os cuidados de higienização das máscaras de panos após o uso. “A higienização da máscara é muito fácil. Basta colocar de molho em uma solução de água com água sanitária, na proporção de 1 parte de água sanitária para 50 de água. Por exemplo, 10ml de água sanitária, para meio litro de água potável, por pelo menos 30 minutos e depois você a lava com água corrente normal, utilizando sabão. Depois, você deixa secar e passa o ferro. Assim, ela pode ser utilizada novamente.”
Vale lembrar ainda que há uma lei nacional de 2 de julho de 2020 que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção facial em espaços públicos e uma norma estadual de 17 de abril do mesmo ano que torna o item obrigatório no comércio mineiro.