Mesmo quem já teve Covid-19 e se recuperou do vírus precisa se atentar as medidas de prevenção. A lavagem frequente das mãos com água e sabão, ou a higiene com álcool em gel 70%, combinada com o distanciamento social, uso de máscara e evitar o toque das mãos no nariz, olhos e boca são aliados no dia-a-dia.
A recomendação é do Ministério da Saúde, porque ainda não há provas científicas de por quanto tempo essas pessoas podem ficar imunes ao vírus. Além disso, mesmo que não manifeste outros sintomas, pode passar o vírus para familiares e outras pessoas. Quem explica é o acadêmico de medicina e membro do projeto Eu Como Cultura Vinícius Resende: “A pessoa tem pouca chance de desenvolver a doença novamente por causa do vírus. Mas ela continua transmitindo, não tem a infecção novamente mas pode passar para outra pessoa. Por isso é importante alinhar o distanciamento social ao uso de máscara, preservando nossos familiares e amigos, principalmente aqueles do grupo de risco”, disse.
Outro ponto fundamental é quem se recuperou do vírus após um caso moderado ou grave, pode precisar de acompanhamento médico após a recuperação. “Nós vemos que as consequências mais sérias são observadas em pacientes mais graves, que precisaram de internação. Essas pessoas devem procurar o médico, como o médico de família e comunidade e pedir uma avaliação”. Vale reforçar que em caso de sintomas suspeitos, o centro de triagem em São João del-Rei é a UBS de Matosinhos.