Close sidebar
Instaladas em cinco pontos da cidade, responsável fala que barreiras sanitárias têm objetivo de conscientizar e orientar pessoas que chegam no município
1 de abril de 2021

Barreira no Trevo do Elói no bairro Matosinhos – Foto: José Ubirajara Júnior

Desde que São João del-Rei entrou na onda roxa do programa estadual Minas Consciente, as barreiras sanitárias voltaram a funcionar em cinco pontos da cidade. O responsável pela coordenação das equipes que atuam nas barreiras, José Ubirajara Júnior, o Juninho, fala sobre o funcionamento dos pontos. “As barreiras sanitárias tiveram início no dia 13. Elas estão funcionando de 8 horas da manhã até as 20 horas. Todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, elas estão funcionando. Nós temos 5 barreiras, uma lá no trevo do Tijuco, uma no trevo da 8 de Dezembro, uma no trevo da Josué de Queiroz, uma próxima ao CTAN e mais uma na Colônia do Marçal no posto policial. Essas barreiras são compostas por agentes de combates as endemias, todos foram treinados. Nós intensificamos até a aquisição de mais termômetros, para evitar o fluxo maior do trânsito. Então, a gente está colocando mais termômetros para o pessoal trabalhar e medir a temperatura corporal. Todo carro que chega em São João del-Rei, inclusive de são-joanenses, está sendo abordado também. Então, todos os veículos são parados.”

 
Assim que o veículo é parado, os agentes medem a temperatura de cada um dos ocupantes, caso a pessoa apresente estado febril, a pessoa é encaminhada para uma unidade de saúde. “Quem está chegando é abordado. Ele espera um pouco, que é a questão de temperatura. Por que as vezes, a pessoa chega com o carro, o veículo já está quente por dentro, principalmente esses mais antigos. A gente espera um pouco, torna a fazer outra aferição e confere. Se na segunda aferição, ela deu estado febril, aí a gente para. Cada caso é estudado de acordo com a pessoa que está sendo abordada. Aí ele é encaminhado ou para a policlínica do Matosinhos, que hoje é o centro de triagem Covid-19, ou para a UPA. Mas, a gente está contando também com o apoio da Guarda Municipal, que vai e acompanha. Aconteceu apenas um caso até agora, mas deu tudo certo.

Além da medição de temperatura, a equipe também entrega um boletim informativo com dados da pandemia da covid-19 na cidade. Juninho destaca que em alguns momentos, depois de conhecer a situação os visitantes decidem voltar em um momento mais oportuno. “A hora que a gente mostrou a situação, tiveram pessoas que voltaram.  Não sei se eram turistas, difícil até explicar quem eram essas pessoas. Mas, tiveram pessoas que chegaram e não quiseram nem entrar na cidade. Esse boletim ele é confeccionado todos os dias, a gente mostra a lotação, que a situação está nesse pé que todos estão vendo, que estamos com poucos leitos. Conseguimos mais agora, mas mesmo assim, está superlotado.”  

São João del-Rei deve permanecer na onda roxa até o dia 11 de abril. A onda roxa é a mais restritiva do programa Minas Consciente. A fase estabelece medidas como toque de recolher das 20h às 5h, e a proibição de eventos em espaços públicos ou privados. Também ficam vetadas às reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não moram na mesma casa. A circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, seja em espaços públicos ou privados, também fica expressamente proibida. E os municípios foram orientados a instalação de barreiras sanitárias.



Rádio Emboabas
Olá, como podemos lhe ajudar?
96,9 FM (32) 9 9948-1969
92,7 FM (32) 9 8807-1927
Comercial/Administração (32) 3371-8025

Contato

Escolha uma das formas abaixo e entre em contato conosco!

Endereço: Praça Prefeito Antônio das Chagas Viegas, 130 (2º andar) São João Del Rei – MG – CEP: 36300-060

Telefones: (32) 3371-8025

E-mail: emboabas@emboabas.com

WhatsApp 92,7 FM: (32) 8807-1927

WhatsApp 96,9 FM: (32) 9948-1969

WhatsApp Emboabas: (32) 3371-8025

Siga nossas redes sociais!

© 2006 - 2024 Rádio Emboabas. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade
Pular para o conteúdo