Foi no final da tarde de quarta-feira, dia 31 de março, por volta das dezessete horas e trinta minutos. Policiais militares realizavam blitz na avenida Maria Alves Barbosa, no bairro do Tijuco, em São João del-Rei. Em dado momento, fizeram a abordagem ao motorista de um veículo Citroen de cor preta, o qual foi identificado como sendo o cidadão M.J.H.N, de 33 anos.
Solicitada documentação do veículo e sua habilitação, ficou constatado que o carro estava devidamente licenciado, porém, seu condutor era inabilitado.
Como os militares haviam recebido uma denúncia anterior, dando conta de que o condutor de um veículo de cor preta, estaria naquela região portando uma arma de fogo, foi realizada buscas no interior do mesmo. Dentro do porta luvas daquele veículo, foi localizado um Punhal e uma réplica de Revólver.
Indagado, o condutor assumiu a propriedade dos materiais. Assim sendo, conforme estipulado em Lei, que trata o crime de posse de arma branca como de menor potencial ofensivo, o punhal e a réplica de revólver foram recolhidos. Junto ao Boletim de Ocorrência, os itens foram entregues na delegacia de polícia civil, para as demais providências.
O veículo, que estava com a documentação em dia, foi entregue a uma pessoa devidamente habilitada indicada pelo autor. O homem foi liberado, tão logo assumiu o compromisso de comparecimento para audiência, perante o juizado especial criminal no Fórum Carvalho Mourão.