É sempre uma nova experiência. A semana santa para os fiéis católicos é singular. Um momento de oração íntima e profunda à espera da festa da ressurreição, passando pela Paixão de Cristo. É neste período que as igrejas históricas de São João del-Rei se tornam ainda mais imponentes. Mas pelo segundo ano consecutivo estão com os bancos vazios, sem a fé viva dos cristãos. Ano passado, Priscila Silva, que mora no Tijuco, criou seu próprio ambiente oracional. “Principalmente aqui em São João del-Rei, é uma cidade que faz com que a Quaresma e a Semana Santa tenham aquele clima de oração, aquele clima de reflexão. A cidade inteira fica mais calma. Aí, ano passado não tinha aquele clima, infelizmente. Na minha casa, na sexta-feira da paixão, às 15 horas, que seria a adoração da cruz, nós colocamos o filme ‘A Paixão de Cristo’. Por meio desse filme, que tem cenas bastante reflexivas, a gente consegue se imaginar lá durante os momentos que cristo passou a paixão dele por nós.”
Neste ano, as celebrações estão chegando a sua casa por meio das redes sociais. Apesar do período delicado, se sente agradecida pelo dom da vida. Acredita que é um chamado, inclusive, para reflexões mais profundas. “O ideal é que não percamos a fé de que tudo vai melhorar, de que tudo vai voltar ao normal. Fica essa reflexão, de dar valor as coisas, de dar valor as pessoas. Acho que o valor as pessoas em especial. Porque, por meio desse isolamento social, a gente não tem mais aquele encontro com outra pessoa para poder estar falando sobre a paixão de cristo, não tem mais a visitação as igrejas. Então, são coisas que a gente tinha de prontidão para poder estar buscando essa fé, para estar fortalecendo essa fé.
Priscila conta que essa distância dos templos e a ausência das tradicionais procissões pelas ruas é dolorosa. Só que não permite que isso apague sua espiritualidade. “É muito importante a gente refletir, porque é uma lembrança. É uma lembrança todos os anos do que aconteceu, a paixão de cristo por cada um de nós. Então, se a gente não ter essa lembrança, eu acho que a vida espiritual do católico, acaba ficando com um pequeno vazio. Igual nós temos a comunhão diária, ou semanal, para poder estar fortalecendo a nossa fé, para estar fortalecendo o nosso ser, a nossa caminhada. Não está sendo presencial, mas pelo menos nós temos as redes sociais.”
Cada rito da semana santa também vai até você, diariamente, por meio das ondas da Rádio Emboabas. A Mais Informação 92,7 FM transmite a programação do Santuário de Matosinhos. E a Mais Música 96,9 FM, as solenidades da Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Acesse facebook.com/radioemboabas e confira o cronograma completo.