Nesta segunda-feira, 29 de março de 2021, em entrevista exclusiva à Rádio Emboabas, o prefeito Nivaldo de Andrade afirmou que 75 doses de vacinas contra à Covid-19 serão liberadas para pacientes em tratamento de hemodiálise para a primeira dose, totalizando 150 doses para a imunização completa. Segundo ele, esse grupo não estava como prioritário no protocolo de vacinação do Estado, entretanto, serão vacinados por conta do risco à saúde. Afirmou que as pessoas com insuficiência renal aguda ou crônica graves são vulneráveis. “Posso ter um processo por causa disso, porque não está no protocolo de saúde do Estado, mas hoje eu liberei as vacinas para pessoas que fazem tratamento de hemodiálise”, afirmou. Ressaltou também que a decisão foi tomada por ele após conversa com médicos da cidade.
Ainda de acordo com Nivaldo, as doses são para pacientes são-joanenses e que pacientes da região que realizam tratamento na cidade não serão contemplados. Ele destacou ainda que na próxima semana tem a intenção de liberar a vacinação para tratamentos oncológicos.
A reportagem da Rádio Emboabas entrou em contato com o setor de epidemiologia para verificar se a estratégia de vacinação e calendário deste grupo já foram definidos. De acordo com as informações recebidas, são vacinados até então idosos. Se o idoso tiver algum problema renal e mais de 74 anos poderá ser vacinado.
O Plano Nacional de Imunização contra à Covid-19, em relação aos grupos prioritários afirma que “para população idosa: priorizar idosos com comorbidade na respectiva faixa etária”. Já após todos os idosos serem contemplados, o próximo grupo prioritário são pessoas com comorbidades entre 18 e 59 anos, também devendo ser observado a prioridade para os mais velhos.