Quando nosso corpo é contaminado por um vírus, assim como o novo coronavírus causador da Covid-19, entra em ação o nosso sistema imunológico. As células de defesa do organismo trabalham para combater o vírus. Para entender melhor, quem explica é o acadêmico de medicina e membro do projeto Eu Como Cultura, Vinícius Resende: “O nosso sistema imune reconhece o invasor e faz uma leitura daquilo, pega todas as informações e produz essas proteínas que vão acabar com o vírus. Essas proteínas são os anticorpos. É como se as células de defesa fossem soldados da nossa imunidade e a munição que os soldados usam fossem os anticorpos”.
Como o vírus é recente, estudos e pesquisas têm sido feitos para verificar o que acontece com os nossos anticorpos e por quanto tempo duraria a imunidade: “Se você teve Covid-19 e o seu corpo já conhece o vírus, está mais preparado para combater se tiver novamente. Nós temos alguns relatos de reinfecção e os cientistas estão trabalhando para tentar entender o papel da resposta imunológica na primeira e segunda infecção”. Estudos já indicam que a imunidade tende a ser duradoura: “A Covid é uma infecção nova, mas os indícios demonstram que a resposta imunológica é duradora. Outro estudo mais recente concluiu que uma infecção anterior do coronavirus reduza em 83% a chance de ter uma nova infecção por cinco meses”.
Entretanto, casos de reinfecção podem acontecer. Para preservar a nossa saúde e de todos ao nosso redor, mesmo que já tenha sido confirmado com a Covid-19 e se recuperado, é ideal manter as medidas de prevenção, como a higiene frequente das mãos, o uso da máscara de proteção individual e evitar aglomerações.