Nesta segunda-feira, dia 22 de março, o governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, do partido Novo, anunciou a abertura de mais leitos de UTI em hospitais de todo o estado.
Em nota, o governo disse que serão distribuídos mais 100 ventiladores mecânicos que ajudarão na ampliação de 100 leitos de UTI.
Informações divulgadas pela assessoria, apontam que o município de São João del-Rei vai receber 3 desses aparelhos. A cidade conta hoje com 40 respiradores. O critério técnico para a definição dos quantitativos, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, foi a identificação de hospitais com capacidade de abertura imediata de leitos de UTI. Os respiradores foram doados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, a Fiemg.
Além de são João del-Rei, outras cidades que vão receber os ventiladores mecânicos são: Belo Horizonte (20), Betim (20), Juiz de Fora (15), Montes Claros (10), Timóteo (10), Viçosa (7), Ponte Nova (6), São Lourenço (5) e Paracatu (4).
São João del-Rei registrava até a última quinta-feira, 18 de março, 40 leitos públicos de UTI via SUS para tratamento da Covid-19, além de dez privados ou via convênio. São 20 leitos públicos na Santa Casa da Misericórdia e 20 no Hospital Nossa Senhora das Mercês. Além de oito privados ou via convênio na Santa Casa e dois no Hospital Nossa Senhora das Mercês.
Na sexta-feira, dia 19 de março, o Secretário Municipal de Saúde, José Marcos de Andrade, confirmou que houve o pedido de habilitação de novos dois leitos de UTI para a Santa Casa da Misericórdia e outros dois para Hospital Nossa Senhora das Mercês.