Foi por volta das dezesseis horas e trinta minutos, na tarde de terça-feira, dia 16 de março. Policiais Militares estavam de posse de um mandado de busca e apreensão, em desfavor do cidadão V.F.F, de 24 anos, expedido pela primeira vara criminal da Comarca de São João del-Rei. Os policiais se deslocaram até a residência do indivíduo, no bairro do Tijuco, em São João del-Rei.
Chegando ao endereço, fizeram contato com a mãe do cidadão. Ela foi cientificada do teor do mandado e autorizou a entrada dos policiais, na presença de testemunhas. Foi até o quarto de seu filho, que estava trancado, e bateu na porta. Este, ao saber da presença policial, antes de abrir a porta, jogou algo pela janela do quarto sobre o telhado da residência inferior. Posteriormente, o objeto foi recolhido. Tratava-se de uma sacola plástica, em cujo interior continha uma balança de precisão, dois pequenos tabletes de maconha prensada, um invólucro com uma porção de cocaína e diversos saquinhos plásticos normalmente utilizados no embalo de drogas.
No quarto de V.F.F, dentro do guarda roupas, foram localizados uma nota de cinquenta euros, quatro mil cento e dezessete reais em cédulas diversas, um pote contendo trinta e três comprimidos de droga sintética, uma porção de maconha triturada e um tablete da mesma droga prensada semelhante aos localizados dentro da sacola plástica.
Diante dos fatos, foi ao autor dada voz de prisão por tráfico de drogas. Ele teve seu aparelho celular recolhido e, juntamente com as substâncias, dinheiro e demais materiais recolhidos, foi levado até a delegacia de polícia civil. Ali, na companhia de sua advogada, foi devidamente qualificado em boletim de ocorrência pelos militares. Em seguida, foi colocado à disposição da autoridade policial de plantão para ser ouvido, ratificação do flagrante e posterior encaminhamento ao sistema prisional.