O município de São João del-Rei recebeu três pacientes vindos de Coromandel (MG) para a Santa Casa de Misericórdia. A transferência ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 25 de fevereiro. O trajeto dos pacientes foi feito por um avião do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros. Em entrevista exclusiva à Rádio Emboabas, nesta tarde de quinta-feira, 25 de fevereiro, no programa Em Foco, ao ser questionado sobre as transferências, o Secretário Municipal de Saúde, José Marcos Ferreira, comentou que os leitos para tratamento da Covid-19 são custeados pelo Ministério da Saúde, através do SUSFÁCIL. Ao precisarem de leitos, por meio de consulta ao sistema, o SUS pode transferir pacientes para cidades que tenham leitos disponíveis.
A possibilidade de transferências nessas situações se estende a todas as cidades mineiras com leitos custeados pelo SUS. Em caso de uma possível lotação nas unidades de São João del-Rei, a distribuição para outros municípios também poderia ser realizada.
A cidade do Alto Paranaíba enfrenta desde o início de mês de fevereiro um surto de Covid-19. O município mineiro apresentou alta nos registros de novos casos e escassez de leitos para tratamento no Hospital de Campanha. Por esse motivo, pacientes foram transferidos para outras cidades mineiras. Sendo elas: Belo Horizonte, Divinópolis, Alfenas, Uberaba e Monte Carmelo.
No boletim anterior à data de transferência dos pacientes, dados da Secretaria Municipal de Saúde apontavam que 25 pacientes estavam internados na ala Covid-19 da cidade, sendo que 20 são de São João del-Rei. Todos em leitos de UTI. Vale reforçar que São João del-Rei conta com 40 leitos públicos de UTI via SUS para tratamento da Covid-19 além de oito privados ou via convênio.