Com aulas suspensas desde o mês de março, a Universidade Federal de São João del-Rei está no segundo período remoto emergencial, devido a pandemia da covid-19. Já estava previsto dois período remotos emergenciais com 12 semanas cada, o primeiro de 14 de setembro a 4 de dezembro e o segundo, e o segundo que começou no dia 25 de janeiro e previsto para se encerrar no dia 17 de abril. Com o início lento da vacinação contra a covid-19, e os altos números de covid-19 no país, a instituição já pensa em realizar ao menos, mais um, semestre remoto. A declaração foi repassada pelo reitor da UFSJ, Marcelo Pereira, em entrevista à Rádio Emboabas Mais Informação no Programa Em Foco. “A pedido do CONEP, já estamos trabalhando com a possibilidade de um 3° período que possa ser ainda remoto. Muito fortemente, tem a possibilidade de acontecer um 3° período ainda remoto. Mas, é uma discussão que vamos fazer ainda no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. “
O modelo híbrido, citado por Marcelo, combina aulas presenciais no formato tradicional com o aprendizado online em um ambiente virtual. Ou seja, uma parte do curso continuaria online e outra parte, sobretudo aulas práticas, conduzidas de forma presencial. No entanto, para que o modelo seja aplicado é preciso avaliação do cenário da covid-19.
A instituição realizou uma pesquisa sobre o primeiro período remoto emergencial e a aprovação, tanto por parte de alunos e professores, foi positiva. Como por exemplo, os critérios de aprendizagem e comunicação.