Close sidebar
Apesar das incertezas, expectativas do comércio local são boas para 2021
3 de fevereiro de 2021

Foto: Geraldo Jaques Jr.

A intenção do empresário e comerciante são-joanense era fazer de 2020 um dos anos mais prósperos. Mas a pandemia levou os projetos para a contramão. Lojas foram fechadas. Consumidores tiveram que multiplicar o pouco que tinham no bolso. De acordo com pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil, oito em cada dez brasileiros tiveram suas finanças afetadas. Isso ficou claro no natal. Levantamento da Serasa aponta que as vendas no varejo físico caíram 10,3% em relação ao mesmo período de 2019. Feita a passagem de ano, o momento é de esperança.

Gabriela Palumbo atua no setor administrativo de uma loja de roupas em São João del-Rei. Ela diz que o último ano foi desafiador, que instigou muita reflexão e revisão de valores. Mas que para 2021 o sentimento é de novas possibilidades. “Aqui na Pibula, nós acreditamos sim que o ano de 2021 vai ser melhor, tanto em vendas como em relacionamentos, porque a gente preza muito por isso. A gente não quer só vender roupas, a gente quer oferecer o melhor para os nossos clientes, o que a moda, o que a roupa oferece, essa autoestima, esse empoderamento. Nós esperamos ansiosamente para receber todos os clientes aqui, abraça-los muito, conversar, bater papo, ter essa troca de experiência que é incrível.”    

A vacinação contra a Covid-19 até já começou. Só que os abraços ainda precisam ser evitados. Enquanto isso não acontece, Gabriela reforça que a loja está preparada para acolher os clientes com o máximo de cuidado. “Em relação aos protocolos sanitários, nós tivemos uma aceitação muito grande dos nossos colaboradores. Então, internamente, nós estamos cuidando da saúde de todos. Esse é um momento de muito cuidado, que a gente precisa pensar no coletivo. Alguns clientes não entenderam, respeitamos a opinião de cada um. Mas, neste momento, nós precisamos ser mais rigorosos quanto aos protocolos sanitários. Peço desculpas àqueles clientes que não agradaram tanto, mas não é uma vontade da Pibula, são ordens e determinações de órgãos responsáveis, e que estão acima de nós.”

Também foi preciso se reinventar para que as vendas não caíssem ou paralisassem totalmente. Os negócios foram parar na internet. “O online nunca foi o forte da Pibula, mas agora a gente está investindo cada vez mais, para atrair novos clientes. Então, a gente tem desenvolvido esse trabalho e ele tem nos surpreendido bastante. Claro que a loja não estava preparada para esse online, os clientes também não estavam, acho que é tudo muito novo para todo mundo, até se acostumar a logística, mas estamos melhorando isso sim. Inclusive, nós lançamos no fim do ano passado, a nossa revista digital. A gente envia para nossos clientes no WhatsApp, de forma quinzenal, tem vários assuntos bacanas, além das novidades e promoções da nossa loja.”

Tudo se adapta aos poucos. O importante é visualizar os novos caminhos de trabalho. Essa é uma dica, inclusive, de especialistas do Sebrae que prestam consultoria. Para driblar os efeitos da crise usar a criatividade e sair da zona de conforto é essencial.



Rádio Emboabas
Olá, como podemos lhe ajudar?
96,9 FM (32) 9 9948-1969
92,7 FM (32) 9 8807-1927
Comercial/Administração (32) 3371-8025

Contato

Escolha uma das formas abaixo e entre em contato conosco!

Endereço: Praça Prefeito Antônio das Chagas Viegas, 130 (2º andar) São João Del Rei – MG – CEP: 36300-060

Telefones: (32) 3371-8025

E-mail: emboabas@emboabas.com

WhatsApp 92,7 FM: (32) 8807-1927

WhatsApp 96,9 FM: (32) 9948-1969

WhatsApp Emboabas: (32) 3371-8025

Siga nossas redes sociais!

© 2006 - 2024 Rádio Emboabas. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade
Pular para o conteúdo