No último mês de 2020, o mercado de trabalho de São João del-Rei manteve o ritmo de recuperação e abriu 105 novas vagas. O número é menor em relação a novembro, quando foram gerados mais de 240 empregos. Mas, segundo economistas, essa queda já é esperada para os meses de dezembro e janeiro, período em que a contratação para as vendas de natal é finalizada e, em seguida, os trabalhadores temporários são dispensados.
Ao todo, foram 499 contratações, contra 394 demissões. Os dados são do Caged – Cadastro de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia.
Os resultados da cidade histórica seguiram na contramão do estado. Minas gerais encerrou dezembro no negativo. Fechou 2.660 postos de trabalho.
Os campos da construção civil e indústria geral foram os principais responsáveis por essa queda brusca. Juntos, encerraram mais de 9.300 vagas. A agricultura também teve desempenho ruim, fechando 1.478 empregos.
Do lado oposto está o comércio, que apesar de reduzir as contratações no último mês do ano, abriu as postas para muitos mineiros. Gerou mais de 7.300 postos de trabalho. O setor de serviços também conquistou números positivos.