De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, as 190.500 doses da vacina de Oxford, em desenvolvimento com a AstraZeneca e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que chegaram a Minas Gerais, e as 87.600 novas doses da CoronaVac, da chinesa SinoVac em parceria com o Instituto Butantan, serão distribuídas às regionais do Estado nesta quinta-feira (28). Inicialmente a previsão era de que as vacinas seriam distribuídas até essa quarta, dia 27, mas com a chegada de mais doses da CoronaVac na segunda,25, o governo prorrogou o prazo para essa quinta-feira. Ainda de acordo com a Secretaria de Estado, “após este recebimento, os gerentes de cada URS serão responsáveis pelo agendamento de data e hora para que os municípios retirem os imunizantes.
O dia 1 corresponderá, normalmente, ao dia posterior à chegada da vacina na Unidade Regional de Saúde. Também, a partir desta semana, os municípios serão previamente informados sobre a data e horário de retirada das vacinas contra a covid-19″, disse o governo em nota. A reportagem da Rádio Emboabas entrou em contato com a Gerência Regional de Saúde, com sede em São João del-Rei, para saber sobre o quantitativo previsto para chegar. A unidade, que é responsável em receber as vacinas do estado e distribuir para 20 municípios da região, informou que ainda não foi comunicado a quantidade de doses que chegará no segundo lote. No entanto, a expectativa é que seja um número menor do que o primeiro lote. No dia 19 de fevereiro, a região recebeu 6.320 doses da CoronaVac, sendo que 4244 foram destinadas a São João del-Rei.
A vacina de Oxford tem uma logística diferente da CoronaVac. A Secretaria de Estado de Saúde informou que as 190,5 mil doses serão utilizadas apenas na aplicação da primeira dose da vacina, seguindo a regra dos grupos prioritários. Isso porque, o intervalo entre a aplicação da primeira dose e da segunda é de três meses. Com isso, o governo de Minas espera que o Ministério da Saúde envie, em tempo hábil, as doses restantes para a aplicação da segunda etapa da vacina nessas pessoas. Já as pessoas que foram vacinadas com a CoronaVac devem tomar a segunda dose em cerca de 2 a 3 semanas. Por isso, a GRS distribuiu apenas metade dos imunizantes que chegaram no dia 19. Na próxima semana, deve ser feita a distribuição da outra metade das doses que já estão na GRS e precisam ser aplicadas nas mesmas pessoas que receberam a primeira dose.
A reportagem da Rádio Emboabas entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para saber sobre os planos de vacinação com a nova remessa de vacinas, mas até o fechamento da reportagem não havia sido informada. A expectativa inicial é que a vacinação continue sendo feita nos profissionais de saúde do município.