O prefeito municipal de São João del-Rei, Nivaldo José de Andrade, que está em seu quinto mandato na cidade, reforçou em entrevista à Rádio Emboabas, que os planos iniciais da gestão são investir recursos para controlar a situação da Covid-19. “Agora a nossa prioridade é combater a Covid-19, não tem mais nada a não ser isso. Depois que a gente combater o Covid-19 e chegar a vacina, vamos priorizar outras secretarias. Mas no momento, é só a Covid-19”.
Questionado sobre fiscalização no município que está na onda vermelha, a mais restritiva do programa Minas Consciente, Nivaldo disse que a gestão está fiscalizando os comércios que estão autorizados a funcionar. “Nós estamos fiscalizando, inclusive, está funcionando só delivery, bares, restaurantes e lojas. Vamos ver se abaixa, para nós voltarmos para a onda amarela e abrir.”
O prefeito também destacou que acredita que, por pelo menos 21 dias, a cidade não avançará a onda amarela, devido aos números de covid-19 no município. A decisão é estadual, e é divulgada semanalmente nas quartas-feiras, com base nos números dos 15 dias anteriores.Nivaldo chegou a anunciar no dia 24 de dezembro de 2020, que havia pedido ao Instituto Butantã a compra de 40 mil doses da vacina Coronavac, com o recurso de um milhão de reais. No entanto, o Diretor do Butantan, Dimas Covas, afirmou que o Ministério da Saúde comprará toda a produção de vacinas contra Covid-19 do instituto. Portanto, os municípios não devem conseguir adquirir individualmente o imunizante. De acordo com o prefeito, o recurso destinado a vacina teria sido retirado de pastas diversas e será devolvido, caso não seja possível realizar a compra. “Eles não vendem para o município. Eu já fiz a intenção de comprar, estou aguardando. Aquilo lá é dinheiro que eu tirei de outras secretarias. Se eles não me venderem, eu vou retornar para as mesmas pastas.”
Questionado sobre a preparação para a vacinação na cidade e um possível plano de vacinações, Nivaldo destacou que está realizando reuniões com o secretário de saúde, José Marcos de Andrade, para definir questões práticas. “Nós vamos fazer uma reunião para isso, para saber se o governo federal vai mandar seringa ou vamos ter que comprar. Mas, parece que a gente já tem um pouco e vai comprar mais.”
Por fim, Nivaldo confirmou os planos de 2020 e disse que as aulas da rede municipal não voltarão nesse momento. E que São João del-Rei deve seguir calendário e determinações da rede de ensino estadual.