Na noite de terça-feira, dia 12 de janeiro, por volta das vinte e duas horas, policiais militares em patrulhamento preventivo pelo bairro de Matosinhos, em São João del-Rei, receberam denuncia dando conta de que o motorista de um veículo Renault Logan de cor branca, estaria transitando pela Avenida Josué de Queirós, fazendo Zigue Zague naquela via e gritando dentro do carro. De acordo com as informações, o motorista aparentava estar embriagado.
De imediato, foi iniciado rastreamento. Na altura do bairro Bom Pastor, os militares avistaram o veículo parado defronte a um supermercado. O motorista tão logo observou a aproximação da viatura policial e arrancou rapidamente com o carro. Em zigue-zague, continuou transitando pela via.
Foi dada ordem de parada e ele não acatou. Os militares continuaram a perseguição e na Rua Batista de Castro, o motorista acabou deixando o veículo desligar o motor e foi contido.
Foi ele identificado como sendo o cidadão P.C.A de 38 anos, residente naquela mesma via pública. Bastante exaltado, ele desceu do veículo, cambaleando e com forte hálito etílico. Disse aos militares não possuir habilitação e confessou que havia feito uso de bebida alcoólica.
Ofertado a ele fazer o teste com etilômetro, ele aceitou e ficou comprovado seu estado de embriaguez. Como o veículo estava com a documentação em dia com a legislação, foi ele liberado a um motorista devidamente habilitado e emitido os autos de infração cometidos por seu condutor.
Ao cidadão, foi dada voz de prisão em flagrante e levado até a delegacia de polícia civil, onde o boletim de ocorrência foi registrado e o autor colocado à disposição da autoridade policial de plantão. Foi ouvido, conforme Lei teve a fiança estipulada e como não pagou, foi encaminhado até a cadeia em Resende Costa, e ali permanecendo à disposição do poder judiciário.