Foi no início da noite de segunda-feira, dia 11 de janeiro. Empenhada pela central de operações, uma das guarnições do 38º Batalhão em serviço, compareceu em uma residência no bairro de São Geraldo, em São João del-Rei. Denúncia dava conta de que no endereço, um homem estaria fazendo ameaças aos familiares e quebrando objetos dentro de casa.
Chegando ao local, foi feito contato com a solicitante, a filha do autor, a qual relatou aos militares que seu pai faz uso imoderado de bebida alcoólica, chegou em casa bastante exaltado e agressivo, e, passou a discutir com a sua mãe. Ao tentar intervir, seu pai mais uma vez passou a fazer-lhe ameaças de agressão e começou a quebrar objetos dentro de casa.
Ainda segundo a solicitante, fatos dessa natureza já ocorreram diversas vezes e que nem sempre aciona a polícia por pedidos de sua mãe.
Como o autor ainda se fazia presente e bastante exaltado, foi ele identificado como sendo o senhor R.F, de 50 anos. O homem recebeu voz de prisão e foi levado até a delegacia de polícia civil. Depois de devidamente qualificado pelos militares em boletim de ocorrência, foi colocado à disposição da autoridade policial.
Foi ouvido, teve o flagrante de ameaça ratificado e conduzido até a cadeia em Resende Costa, onde foi preso e ficou à disposição do poder judiciário.