Durante o patrulhamento preventivo, policiais militares foram empenhados a se deslocarem até a Avenida Josué de Queirós, na altura do bairro de Matosinhos, em São João del-Rei. O chamado aconteceu por volta das quinze horas e trinta minutos. De acordo com informações, estaria no local acontecendo uma briga entre duas mulheres.
Chegando ao endereço, homens da Guarda Municipal já haviam contido as autoras e acalmado a situação. Os militares fizeram a condução das duas mulheres envolvidas até a sede da 189ª Companhia de Polícia Militar para registro do fato. As mulheres foram identificadas como sendo R.C.S, 48 anos, comerciante, e a cidadã A.E.N.S, 22 anos, cliente da loja.
A comerciante relatou que estava no interior de sua loja, momento em que ali chegou a cliente, portando um aparelho celular que havia adquirido. O celular estava com a tela trincada. A comerciante disse à cliente, que compraria uma nova tela para a troca e a mesma pagaria pelo conserto.
Não satisfeita, a cliente ficou muito alterada. Ela quebrou o vidro de um balcão da loja e passou a jogar pares de tênis do mostruário em direção à comerciante. Logo em seguida, a cliente saiu da loja. A comerciante por sua vez, saiu atrás da autora e as duas entraram em luta corporal.
Já a cliente disse ter ido até a loja para pedir que a comerciante arrumasse o aparelho celular, que ela havia comprado naquele mesmo local, pois o mesmo estava com uma mancha na tela e não havia caído no chão. Foi então que a comerciante começou a gritar com ela e as duas passaram para agressão física. Neste momento, o celular teria caído e quebrado a tela.
Diante dos fatos, as autoras foram advertidas sobre o ocorrido e, conforme previsto em Lei, após assinarem os respectivos termos de compromisso de comparecimento para audiência, perante o juizado especial criminal, foram liberadas.