O Athletic Club entrou em campo no último sábado precisando de um empate para conseguir chegar a elite do Futebol Mineiro. O time são-joanense, comandado por Cícero Júnior jogou fora de casa, na Arena Vera Cruz, contra o Betim. Em um jogo morno, mas digno de final, o Esquadrão de Aço que jogou metade do segundo tempo com um a mais, devido a expulsão do zagueiro Adalberto com dois cartões amarelos na partida, soube segurar a pressão dos donos da casa, até mesmo criando oportunidade de marcar no fim da partida, mas conseguiu o empate até o final de um jogo – que foi até os 52 minutos, depois de sete minutos de acréscimo no segundo tempo.
Caso vencesse, o Athletic seria campeão. Isso porque o outro classificado para o Módulo I do Mineiro de 2021 foi o Pouso Alegre que também empatou no último jogo do quadrangular final com o Nacional de Muriaé e terminou com 10 pontos, seguido do Athletic, com nove, do Betim, com oito, e do Nacional de Muriaé, com cinco.
Essa será a segunda participação do Athletic na elite do Mineiro. A primeira foi em 1970, quando a Federação Mineira de Futebol dissolveu as divisões inferiores e fez um campeonato com 28 clubes, muitos deles convidados. Com uma boa campanha em 2020, o Athletic conseguiu alcançar o objetivo que começou em 2018, quando o clube voltou ao futebol profissional, foi vice do Mineiro Segunda Divisão e conseguiu a classificação para o Módulo II do campeonato. Em 2019, o clube terminou em sétimo lugar com 14 pontos e em 2020, alcançou a oportunidade de jogar ao lado das principais equipes do estado: América, Atlético, Cruzeiro e demais clubes que estão na elite do estadual.