Militares do segundo pelotão de polícia rodoviária em São João del-Rei abordaram um motorista no momento em que realizavam blitz na BR 265, próximo ao trevo de acesso ao bairro de Matosinhos. O motorista C.S, de 41 anos, conduzia um caminhão VW de cor cinza, licenciado na cidade de Belo Horizonte,
Solicitada a documentação do veículo, ela foi apresentada e estava em situação regular. Ao ser perguntado sobre sua habilitação, o motorista relatou que havia esquecido a mesma em sua residência.
Os militares fizeram consulta ao sistema de informações e verificaram que realmente o cidadão é habilitado, porém na categoria “B” e não poderia estar conduzindo um caminhão. Além disso, constava que sua carteira estava vencida desde o mês de janeiro de 2020. A habilitação também estava suspensa por dois processos e portaria punitiva já publicada pelo DETRAN.
Apesar de ter infringido o disposto no artigo 307 do código brasileiro de trânsito, que trata da violação e suspensão em dirigir, o cidadão não foi detido, já que tal crime se enquadra em de menor potencial ofensivo. O motorista foi liberado após ter assinado o termo circunstanciado de compromisso de comparecimento para audiência perante o juizado especial criminal, no Fórum Carvalho Mourão.