Na madrugada de sábado, dia 10 de novembro, policiais militares foram empenhados pela central de operações, a comparecerem em uma residência, no bairro Dom Bosco em São João del-Rei, onde denúncia dava conta de que um cidadão estaria agredindo fisicamente sua própria mãe.
Conhecedores de tal cidadão, o qual já possui passagens pelo mesmo e por outros motivos, os militares ali compareceram e fizeram a abordagem ao autor. Identificado como sendo A.R.Z, de 50 anos, ele recebeu voz de prisão por lesão corporal.
A vítima, senhora T.J.Z de 75 anos, relatou que seu filho chegou em casa mais uma vez muito alterado e passou a agredi-la fisicamente com tapas e puxões pelos braços. Neste instante, seu marido de 77 anos, tentou intervir e foi agarrado pelos braços com muita força, gerando hematomas.
Em decorrência da pandemia da COVID-19, as vítimas não foram conduzidas até a UPA para avaliação médica, por pertencerem ao grupo de alto risco. Já o autor foi detido e no deslocamento até a delegacia de polícia civil, ameaçou de morte por várias vezes a própria mãe.
Foi ele devidamente qualificado em boletim de ocorrência e colocado à disposição da autoridade policial de plantão. Foi ouvido, teve o flagrante ratificado e em seguida levado para a cadeia em Resende Costa. Ali o autor ficou à disposição do poder judiciário.