Foi por volta das vinte e uma horas, na noite de domingo. Empenhada pela central de operações, uma das guarnições do 38º Batalhão em serviço, foi empenhada em deslocar até a Rua Modesto de Paiva, no bairro Bela Vista em São João Del-Rei, onde denuncia dava conte de que um senhor teria sido vítima de agressão.
Chegando ao local os militares fizeram contato com a vítima, o senhor J.B.R, de 68 anos, o qual estava na Rua defronte sua casa. Ele relatou aos militares que seu filho, o cidadão E.G, de 41 anos, havia lhe agredido fisicamente e não satisfeito ainda o colocou para fora de sua própria casa. Ainda segundo o solicitante, ele vem sendo ameaçado constantemente pelo filho que o obriga a lhe dar dinheiro para consumo de substancia entorpecente.
Os militares verificaram que a residência estava com a porta de entrada fechada, porém, havia um som ligado em seu interior. Como o autor não quis abrir o portão para os militares, com autorização do solicitante foi forçada a entrada na casa e abordagem do autor, que submetido a busca pessoal, nada de ilícito foi localizado em seu poder.
Diante dos fatos, autor e vítima foram levados até a unidade de pronto atendimento para serem medicados e em seguida para a delegacia de polícia civil.
Ali, no momento em que registravam o boletim de ocorrência, foi verificado, através de consulta ao sistema de informações de segurança pública, a existência de um mandado de prisão em aberto contra E.G.
Assim sendo, ele foi cientificado do teor do mesmo e colocado em seguida à disposição da autoridade policial de plantão para ser ouvido e posteriormente encaminhado ao sistema prisional.