A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais apresentou o protocolo sanitário de retorno às atividades escolares presenciais durante a pandemia de Covid-19. O protocolo sanitário de retorno às atividades escolares presenciais traz definições como recomendações de inspeção sanitária para reabertura de escolas, critérios mínimos para retomada das aulas presenciais, orientações para os trabalhadores do ambiente escolar e metragem para o fluxo de entrada nas escolas.
Entre as orientações estão: aferir a temperatura das pessoas na entrada da escola, distanciamento mínimo nas salas de aula de 1,5 metro; os professores devem mudar de sala, e não os alunos; evitar que vários alunos utilizam o banheiro ao mesmo tempo; os refeitórios devem ser utilizados com somente um terço da sua capacidade; fica suspensa a presença de funcionários que fazem parte do grupo de risco, dentre outras recomendações. A família também terá autonomia de levar ou não os filhos para escola.
A reportagem da Rádio Emboabas tentou contato com a Superintendência de Ensino de São João del-Rei para saber sobre a decisão de volta às aulas em São João del-Rei e região, mas não obteve respostas. Já em contato com a Secretaria Municipal de Educação SJDR, a reportagem da Rádio Emboabas recebeu a seguinte resposta,” a realidade da rotina de uma escola é completamente outra. Não é hora para retorno presencial. Tenho muitas críticas. As escolas municipais continuam NÃO presenciais”.